Assim como no Brasil, a gastronomia italiana varia de região para região. As Comidas Típicas de Roma, dentre toda essa diversidade, surgem como um dos ápices da culinária da Itália. A cidade histórica é um destino incrível em todos sentidos, falando-se de culinária não poderia ser diferente. A comida italiana em especial aquela romana nos demonstra a cultura de um povo, e nos apresenta um rico leque de experiências gastronômicas.
Leia também: 7 dicas de Roma imperdíveis e necessárias a sua viagem
Aproveite todas as dicas sobre comidas típicas em Roma
As refeições são divididas em Colazione (café da manhã), Pranzo (almoço), Cena (jantar), Merendina (lanche), algo bastante semelhante ao Brasil. No entanto, a diferença está no modo como as refeições são compostas por diversos pratos.
Geralmente são servidos nessa ordem;
- Antipasti (são às entradas – no caso de Roma seria um conjunto de iguarias servidas antes das refeições),
- Primeiro prato (geralmente um risoto ou massa as vezes até sopa, esta última geralmente é servida como entrada),
- Segundo prato (carne ou peixe),
- Os contorni (acompanham o segundo prato, geralmente são pratos leves como legumes e saladas)
E finalmente o dessert (as sobremesas). É bastante comum pedir um cafezinho para encerrar a refeição por completo (sempre café sem leite).
E para quem achou que comeu muito a opção é pedir um digestivo. O licor de limão denominado limoncello ou a grappa (cachaça italiana) são os mais pedidos.
Para conhecer melhor as comidas típicas de Roma, vamos elencá-las em diferentes refeições. Você vai ficar babando diante de tantas delícias!
Veja o vídeo onde o chefe italiano Schiarate explica a comida típica de Roma
Um típico café da manhã romano. Conheça as delícias da Colazione!
A comida italiana é realmente completa. O café da manhã romano é composto essencialmente por massas de diversos tipos. Diferentemente dos brasileiros, os italianos são muito acostumado a tomar o café da manhã na rua, em bares, padarias e balcões, e não é diferente em Roma, é bastante comum ver romanos comendo brioches com cappuccino pelas ruas na manhã. Não é atoa que muitos dos pratos que irão ser apresentados são conhecidos como “produtos da padaria romana”.
Um dos pratos mais memoráveis para quem toma café da manhã em Roma é a Crostata ala Ricota, uma deliciosa torta fresca preparada com ovos, açúcar, ervas e ricota que também serve para a sobremesa, mas é bastante presente durante as refeições matinais.
Falando em alimentos semelhantes à sobremesa, o Ciambelline al vino são adocicadas rosquinhas com sabor de vinho. Maravilhosas! A massa feita com farinha, óleo, açúcar cristal e até mesmo vinho, sendo esse último ingrediente seu grande diferencial.
Os Tozzetti alle nocciole são biscoitos com amêndoas, geralmente servidos na sobremesa do café da manhã.
Leia também: Viajando para Itália. Roma a cidade eterna
Um aspecto interessante dessa refeição é a grande variedade de pães que podemos encontrar nas mesas romanas. O Pane di Genzano, por exemplo, é tão conhecido na região que recebeu foi reconhecido como uma IGP (indicação geográfica protegida) da União Europeia sua massa é bastante tradicional, composta por fermento, sal e farinha da melhor qualidade.
Também existem pães mais elaborados, mas igualmente tradicionais no café da manhã romano; o Maritozzo é um pão macio, sendo feita de uvas passas, laranjas cristalizadas, pinoli e leva um recheio de chantilly. O Pangiall’oro ou Pangiallo é um pão cheio de amêndoas, avelãs, nozes, pinhões, passas chocolate, uma iguaria diferente pros brasileiros.
Comidas típicas de Roma! As iguarias do almoço e do jantar romano; Pranzo e Cena.
Vamos agora conhecer um pouco dos pratos que compõe as comidas típicas de Roma no almoço e jantar (ambas refeições possuem pratos bastante semelhantes).
Antipasti (entradinhas)
Os romanos comem os antepastos, pratos simples e diversos de entrada, que servem para abrir o apetite nas refeições. Os antepastos são pratos mistos com salames, presuntos e queijos, variando em cada família ou restaurante na cidade de Roma.
Um antepasto comum é o Fiori di Zucca fritti, um aperitivo bastante querido que é nada mais nada menos que uma flor de abobrinha recheada com mozzarela e alici, fritas em uma massa de farinha de trigo, cerveja e água. Outro antepasto são bruschettas, pedaços de pães tostados em grelha, com um pouco de alho, muito azeite e coberturas.
Primeiro Prato/Primo Piatto
Os primeiros pratos geralmente são compostos por massas cozidas, molhos, sopas e risotos, importantes nas comidas típicas de Roma. Iniciando pelas famosas massas italianas, podemos constatar que todas elas são saborosíssimas, mas como sempre, algumas se destacam.
Outro Primeiro Prato importante é o famoso Spaghetti alla Carbonara, um espaguete clássico na comidas típicas de Roma, com molho composto por queijo parmesão, queijo pecorino romano, ovos, guanciale, pimenta preta e azeite, resultando em uma delícia única. Mais uma massa indispensável é o Spaghetti alla puttanesca, com um molho napoletano feito com tomate, alho, azeite de oliva, azeitonas pretas e alcaparras. Penne all’arrabbiata, Pasta Cacio e Pepe, Spaghetti Aglio.
Não podemos esquecer: Rigatoni con la Pajatae, Pasta alla gricia e Cannelloni são outros destaques quando se refere às massas.
Outro tipo de prato bastante comum no Primeiro Prato são as sopas (zuppas em italiano). Existem duas sopas comuns, uma é a Zuppa Stracciatella, com ovos, queijo parmesão, noz-moscada, pimenta, com um caldo fervente. Outra é a Zuppa Bietole Ceci Zampone, sopa à base de grão-de-bico, massa, verduras, manjericão fresco ou alecrim. É bastante consumido no inverno.
Segundo Prato/Secondo Piatto
Após o primeiro prato, o segundo prato é composto geralmente por carnes. O Pollo alla Romana, por exemplo, é um suculento frango temperado alho picado, queijo ralado, pimentão, salva e com um toque especial de vinho branco, é um ótimo prato para ser servido com legumes. Outro prato interessante é o Abbacchio Brodettato, feito com costeletas de cordeiro, ovos, salsa.e ingredientes incomuns; vinho branco e suco de limão.
Em Roma, as carnes são menos nobres do que em outros locais, mas isso é resultado de um costume que os romanos tinham de reaproveitar as sobras de comidas dos mais ricos (como fizemos como a feijoada). É comum encontrar pratos como a Trippa alla romana, bucho de vitelo cozido em molho de tomate com parmesão. O mesmo acontece com a Coda alla vaccinara, ensopado com rabo de boi picado e cozinhado com salsa e molho de tomate. Ambos citados são indispensáveis no turismo gastronômico italiano.
Outros deliciosos pratos de carne da comidas típicas de Roma; Vignarola, Abbacchio alla scottadito, Baccalà alla romana, Saltimbocca alla Romana, Coratella e a Abbacchio alla cacciatora. Experimente-os. Após o Segundo Prato os romanos também costumam comer o Contorni, uma espécie de acompanhamento. Esses pratos usam muito favas, alcachofras e ervilhas, são exemplos pratos como Carciofi alla romana, Piselli Alla Romana, Pomodori con il riso, entre outros. Já as saladas, são feitas com legumes crus comuns da região.
Dolce/Sobremesas e outros Lanches
As sobremesas são doces como a torta Crostata, o doce Tiramisù, mistura de chocolate e café, o doce Granita, um doce parecido com o sorvete prepara com água, açúcar a xarope e é claro, o Gelato, considerado o melhor sorvete do mundo e geralmente feito artesanalmente.
Existem outros lanches mais salgados e que estão no paladar cotidiano dos romanos, um bom exemplo é já conhecida pizza napoletana.
Outra pizza que vale a pena provar é a Pizza al taglio, feita no forno elétrico e tem um formato quadrado. Uma comidas típicas de Roma vendida na rua e que você não pode voltar sem provar é a Porchetta, um suculento sanduíche de carne de porco temperada com ervas e pimenta.
Para saber mais sobre viagem gastronômica na Itália e conhecer da culinária rica das terras italiana veja este artigo:
Turismo Gastrônomico na Itália uma viagem de sabor.
E se você ama a gastronomia italiana vem fazer um curso na Itália. Saiba mais!